Páginas

sábado, 19 de março de 2011

Oque significa ser 1337 ?


Leet é uma forma de se escrever o alfabeto latino usando outros símbolos em lugar das letras, como números por exemplo. A própria palavra leet admite muitas variações, como l33t, 1337 ou l337. O uso do leet reflete uma subcultura relacionada ao mundo dos jogos de computador e internet, sendo muito usada para confundir os iniciantes e afirmar-se como parte de um grupo.

Leet veio da pronúncia da palavra elite em inglês, no sentido de que o usuário que escreve em leet faz parte de uma elite dentro da comunidade. A expressão surgiu nos anos 80 como uma forma de taquigrafia (veja Internetês), devido à baixa velocidade dos modems da época.

Com o surgimento de BBS e outros grupos de discussão, o leet se diferenciou do internetês pelo uso de símbolos e números no lugar das letras para contornar os mecanismos de auto-censura desses grupos, que proibiam o uso de palavras de baixo calão ou que pudessem estar contidas em mensagens ilegais (como hacker ou maconha). Adicionalmente, era mais difícil expulsar de uma discussão um usuário cujo nome estivesse escrito em leet porque era necessário digitar o nome.

Nos anos 90, o leet continuou a evoluir naturalmente pela substituição de palavras por formas populares ou erros comuns de digitação (por exemplo, the é escrito teh, you é escrito joo ou j00). Palavras próprias do leet também foram cunhadas, geralmente baseadas em abreviaturas da língua inglesa, como LOL (de Laughing Out Loud, ou rindo alto).

Nessa época, ele também passou a ser usado em contextos mais amplos, para confundir ou afirmar uma atitude, e se popularizou entre os usuários de jogos online e MMORPGs. Também se tornou comum o uso do leet de forma irônica, como uma crítica a pessoas viciadas nesse jogos. Assim como roupas e gírias, o leet passou a ser uma forma dos jovens se diferenciarem também na internet.

Uma pessoa que representa este estilo é o Cauê Moura, o PC Siqueira... e alguns outros vlogers. Particularmente, minha opinião: rebeldes sem ou com causa, inteligentíssimos e que falam coisas que gostaríamos de dizer ou não...
Muitos palavrões... Muitas baixarias... mas, um questionamento aos mestres da Comunicação: por que mais de 30 milhões de views no Youtube?... Algo tem aí que os "santos" da comunicação não conseguem entender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário